quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Uma surpresa deliciosa para o Halloween

Quem segue o Sonhos no facebook já sabe que fui a feliz contemplada com um kit halloween para cake pops, gentilmente oferecido pela Arteirices Gulosas em parceria com O Rei Vai Nu. Confesso que não sou muito adepta destas festas importadas dos Estados Unidos mas, desde que uns meninos vestidos a rigor e deliciosamente compenetrados no seu papel, começaram a vir bater-nos à porta, na noite de 31 de Outubro, para nos pedirem um "doce ou travessura", não consigo evitar e preparo sempre um miminho para lhes oferecer.
Já tinha pensado em improvisar qualquer coisa para este ano, mas esta deliciosa surpresa veio dar-me uma ajuda na decisão. Pronto, os meninos vão ter cake pops para a ceia.


Deixo-vos aqui as fotos do kit que me foi oferecido. Depois hei-de voltar com a receita.


Beijinhos e espero que gostem.




___

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As saladas que ainda sabem bem

Mesmo com noites mais ventosas e a chuva desagradável com que este Outono nos tem brindado, a temperatura em si ainda vai estando amena, por estes lados. Apesar de haver dias em que me apetece sopinha quente, também ainda me vão apetecendo os petiscos e saladinhas mais frescas e a saberem a saudades dos dias de Verão. Não tenho muito hábito de comprar ovas mas ultimamente tenho-as visto frescas e congeladas no supermercado e deixei-me conquistar. Já a pensar nesta salada, que ontem nos serviu de jantar. Os sabores fortes do vinagre, do pimento e da cebola contrastam perfeitamente com a doçura e leveza das ovas. É óptimo para acompanhar com umas fatias de pão torrado, nos dias em que a preguiça (ou uma constipação!) se apodera de nós sem contemplações e não apetece lá muito ir para a cozinha.

Salada de ovas com pimentos 


Ingredientes
(para duas pessoas)

400 gramas de ovas (usei congeladas)
1 cebola, picada
1 tira de pimento vermelho, cortado em cubos
1 tira de pimento verde, cortado em cubos
Salsa picada
Sal e pimenta
Azeite e vinagre

Fiz assim:

Comecei por cozer as ovas em água temperada com sal, durante cerca de 15 minutos. Entretanto, juntei os restantes ingredientes numa tigela funda e envolvi bem. Quando as ovas ficaram cozidas, retirei-as do lume, escorri e, depois de arrefecerem um pouco, cortei-as às rodelas de cerca de 1 centímetro de espessura. Juntei as ovas na tigela e envolvi bem com os outros ingredientes. Servi.


Quente ou fria, esta salada é sempre uma delícia.
Espero que gostem e experimentem.
Beijinhos e tenham um dia muito feliz!




___

terça-feira, 22 de outubro de 2013

As deliciosas beringelas

As beringelas têm-me acompanhado, recentemente, numa descoberta pelo mundo dos legumes assados. Desta vez encontrei-as, lindas de morrer, redondinhas, no mercado de Domingo, aqui mesmo à beira de casa e deixei-me apaixonar por elas. A última experiência que fiz foi recheá-las com carne, cogumelos e queijo feta. O resultado foi simplesmente excepcional. Cá em casa adorámos e vai ser uma experiência para continuar, porque no horizonte as ideias surgem-me em catadupa e os novos recheios para as beringelas, abóboras e courgettes vão continuar a aparecer por aqui.

Beringelas recheadas com carne, cogumelos e queijo feta


Ingredientes:

4 beringelas redondas
200 gramas de carne de vaca, picada
1 cebola
4 cogumelos frescos, laminados
1 decilitro de tomate triturado
1 decilitro de vinho branco
1 colher (sopa) de manjericão seco Margão
1 fio de azeite
100 gramas de queijo feta
Sal e pimenta

Fiz assim:
Liguei o forno a 200º. Retirei uma tampa às beringelas e retirei parte da polpa, com a ajuda de uma colher parisiense, tendo o cuidado de não perfurar a casca, de modo a fazer uma caixa. Cortei a polpa em cubos e reservei. Num tacho largo, levei ao lume o azeite e a cebola cortada em meias luas. Deixei fritar um pouco e acrescentei o vinho e o tomate triturado. Deixei levantar fervura e acrescentei a carne. Depois de cozida, juntei os cogumelos e 2/3 do queijo. Adicionei, também, o manjericão, envolvi e retirei do lume. Recheei as beringelas com este preparado. Cobri com o resto do queijo, coloquei as tampas e levei ao forno durante cerca de 40 minutos. Retirei do forno e servi.


Além de lindas, estas beringelas ficaram mesmo muito saborosas. Espero que gostem e experimentem!


Um dia maravilhoso para todos!




___

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os pequenos-almoços especiais de Domingo

Os pequenos-almoços de Domingo são sempre mais demorados e cheios de iguarias deliciosas. Cá em casa, adoro acordar de manhã e ir para a cozinha, deliciar-me com um pequeno-almoço diferente, daqueles que não posso saborear durante a semana. O facto de ter todo o tempo do mundo para comer e poder provar daqui e dali deixa-me bem disposta e, por isso gosto de preparar miminhos especiais. Os Domingos permitem-me estes devaneios.
E foi assim que surgiu a ideia destes scones, que saíram um pouco mais achatados do que eu pretendia mas que, apesar disso, ficaram com um sabor delicioso.
Óptimo para comer na varanda, numa bela manhã de um Domingo de Outono, em que o Sol nos quis fazer companhia. Assim até sabe melhor.

Scones com doce de Mirtilos
(Receita retirada do livro base da Bimby) 


Ingredientes:
(rendeu 10 scones)

250 gramas de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (tipo royal)
100 gramas de leite
1 ovo
30 gramas de margarina
50 gramas de açúcar
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Para servir:
Doce de mirtilos Prisca Nature da Casa da Prisca


Fiz assim:
Misturei todos os ingredientes na bimby e bati 15 segundos, na velocidade 5. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, dispus colheradas de massa, espaçadas entre si, para não colarem ao cozer. Levei ao forno, aquecido a 200º, durante 15 minutos. Retirei do forno e deixei arrefecer um pouco. Servi com o doce de mirtilos. Os scones que sobraram, guardei-os numa lata fechada, depois de arrefecerem completamente.


O doce de Mirtilos foi-me oferecido, no âmbito de uma parceria com a Casa da Prisca, como já vos tinha dito aqui. O sabor do doce combina deliciosamente com os scones e são um excelente pequeno-almoço. Ou podem servir para um lanche, a acompanhar um chá e visitas inesperadas.


Espero que gostem e experimentem.
Tenham um dia delicioso




___

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A tradição está dentro de nós e sabe tão bem trazê-la para a mesa

Das receitas que a minha avó fazia, recordo ainda hoje o arroz de bacalhau, suculento e com um aroma delicioso a comida feita com amor. A figura enérgica e repleta de vida, que enchia a cozinha, numa correria constante em frente da bancada, deliciáva-nos com cozinhados, que devorávamos com uma satisfação de miúdos que passavam o dia entre a escola e as travessuras e brincadeiras próprias das crianças. O sabor a saudade foi revivido com uma ajudinha do Arroz Bom Sucesso, que trouxe até nossa casa o sabor da tradição do arroz, produzido na Lezíria Ribatejana, pela Orivárzea. A natureza está presente na nossa alimentação e todos os dias repetimos a História, com pratos que nos enchem as memórias, desde a infância.
A história da Orivárzea começou em 1997 e, desde essa altura, tem vindo a produzir e comercializar um arroz de excelência, com a preocupação de o fazer chegar ao consumidor a um preço justo.
A Orivárzea e o Arroz Bom Sucesso uniram-se a este blogue numa parceria que me encheu de satisfação e orgulho, fazendo-me chegar, com toda a simpatia e disponibilidade, alguns dos produtos do seu fantástico portfólio.
Deixo aqui o meu especial agradecimento a todos os que permitiram que esta parceria fosse uma realidade.


Das várzeas da Lezíria Ribatejana vieram para minha casa várias embalagens de arroz carolino Bom Sucesso, arroz agulha Bom Sucesso, arroz carolino integral Bom Sucesso, arroz aromático Bom Sucesso, baby rice e arroz carolino das Lezírias Ribatejanas - IGP


Assim, directamente do produtor, chegou até à mesa o ingrediente que faz toda a diferença neste prato tão nosso e tão delicioso.

Arroz de bacalhau 


Ingredientes:
(para duas pessoas)

150 gramas de Arroz Agulha Bom Sucesso
1 posta de bacalhau, demolhado e desfiado
1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
5 centilitros de vinho branco
150 gramas de tomate triturado
Pimenta
Salsa picada


Fiz assim:
Levei um tacho ao lume com o azeite, o alho e a cebola picados e deixei frigir um pouco. Acrescentei o tomate e deixei apurar um pouco, antes de juntar o bacalhau. Depois juntei o vinho e deixei evaporar. Acrescentei água a ferver, na medida necessária para cozer o arroz e, finalmete, juntei o arroz. Envolvi bem e tapei o tacho para cozinhar, durante cerca de 10 minutos. Retirei do lume e juntei a salsa. Envolvi e servi imediatamente.


Espero que gostem. Cá em casa, adorámos.
Tenham uma excelente semana.
Beijinhos!




___

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Uma quiche colorida

Adoro quiches. É aquele tipo de refeição que serve para nos livrarmos de restos do frigorífico. Qualquer ingrediente é um bom candidato, basta usar a imaginação e misturar vários para se obter um resultado sempre delicioso e surpreendente. Para fazer esta utilizei tomates cherry vermelhos e amarelos.

Quiche de tomatinhos cherry com manjericão


Ingredientes:

1 placa de massa folhada
200 gramas de natas
100 gramas de tomates cherry, cortados ao meio (usei tomatinhos vermelhos e amarelos)
40 gramas de bacon, cortado em tiras finas
5 cogumelos brancos frescos, laminados
3 ovos
1 colher de sopa de folhas de manjericão seco (usei o que me foi oferecido pela Margão)
Sal e pimenta


Fiz assim:
Liguei o forno a 200º. Forrei uma tarteira com a placa de massa folhada e piquei com um garfo. Numa frigideira, levei ao lume o bacon para fritar ligeiramente. Depois de frito, coloquei-o sobre a massa folhada, com os cogumelos. Parti os ovos para uma tigela e bati-os com um garfo. Juntei as natas e temperei com sal e pimenta. Acrescentei o manjericão e deitei o preparado obtido na tarteira. Por cima dispus os tomatinhos e levei ao forno, durante cerca de 30 minutos ou até a tarte estar cozida.


Mais uma quiche aprovada na nossa cozinha. Espero que gostem e experimentem.


Desejo a todos um excelente fim-de-semana.
Beijinhos


E não se esqueçam de seguir a página do Sonhos no facebook!



___

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Polenta com peixe frito para alegrar as noites mais frescas

Já começaram a fazer-nos companhia as noites mais frescas. Apesar dos dias ainda estarem amenos, com temperaturas bastante agradáveis para o mês de Outubro, já sabe bem um casaco de malha de manhã e ao fim do dia, ao regressar a casa. Sabe bem o cobertor na cama para nos tapar quando a temperatura desce ainda mais, durante a madrugada. Sabem bem as meias a aconchegar os pés, enquanto estou refastelada no sofá a ver televisão. Já sabem bem as sopinhas de legumes ao jantar e as torradas ao pequeno almoço, com meias de leite clarinhas. Sabem bem as refeições de conforto, como a comida de forno, que chega ao prato a fumegar. Ou uma deliciosa polenta, que serviu de acompanhamento a umas postas de peixe frito, de que muito gostamos.

Polenta com espinafres e peixe frito


Ingredientes:

Para a polenta
5 decilitros de água
120 gramas de farinha de milho (polenta)
1 caldo de legumes
Folhas de espinafres
1 dente de alho
Azeite

Para o peixe
400 gramas de postas de pescada para fritar
Sal e pimenta
Alho picado
Sumo de limão
Farinha de trigo
Óleo para fritar


Fiz assim:
Temperei o peixe com o sal e a pimenta, alho picado e sumo de limão. Reservei. Entretanto preparei a polenta: levei uma panela ao lume com a água e o caldo de legumes até ferver. Aos poucos acrescentei a farinha, mexendo sempre para não formar caroços. Continuei a mexer até a farinha estar bem cozida. Tapei e reservei. Levei uma frigideira ao lume com óleo e passei o peixe por farinha. Fritei no óleo bem quente. Deixei fritar bem de ambos os lados, até estar lourinho. Salteei os espinafres no azeite quente, com o dente de alho laminado, até as folhas estarem murchas. Servi a polenta com os espinafres e o peixe.


A polenta é bastante saciante e, misturada com os espinafres de sabor mais amargo, torna-se menos enjoativa e fica mesmo perfeita. Uma óptima refeição para um jantar de Outono.
Espero que gostem.
Um dia delicioso para todos.




___

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Receitas de fim-de-semana

Domingo à tarde veste-se de receitas simples que nos saciam a vontade de algo diferente do habitual. No Outono os Domingos sabem a tostadas saídas do forno a cheirar a azeite quentinho e a saber à nossa tradição mais simples. E no Domingo passado, a tradição chegou cá a casa, com uma ajudinha da Casa da Prisca. Como já vos tinha contado aqui, fiquei imensamente contente com o cabaz repleto de delícias que me fizeram chegar e desta vez resolvemos experimentar o salpicão incluído na oferta. E combinou maravilhosamente com o nosso Domingo.

Tostada de tomate e azeite com salpicão


Ingredientes:
(para duas pessoas)

2 fatias de pão alentejano
1 dente de alho
Azeite
Manjericão
1 tomate maduro
10 fatias de Salpicão Tradicional Casa da Prisca

Fiz assim:
Cortei o dente de alho ao meio e passei a parte cortada pelas fatias de pão. Cortei o tomate a meio e espremi o seu suco por cima das fatias de pão, barrando-as com cada metade de tomate. Por cima coloquei manjericão seco e um fio de azeite e levei ao forno, já aquecido a 200º, durante cerca de 10 minutos, para tostar e acentuar os sabores. Retirei do forno e, dispus algumas fatias de salpicão tradicional Casa da Prisca em cima do pão. Cortei cada fatia ao meio e servi, ainda quentinho.


Esta combinação resultou deliciosa. O sabor intenso do salpicão contrasta muito bem com a acidez do tomate. O azeite intensifica o sabor do conjunto.


Espero que gostem e experimentem.


Tenham uma excelente semana. Beijinhos.





___