segunda-feira, 1 de abril de 2013

Uma Páscoa chuvosa com pãezinhos de chouriço em forno a lenha

Se há algo que marcou esta Páscoa foi, sem dúvida, a humidade e a chuva. Dias inteiros em que não era possível sequer pensar em pôr os pés à porta de casa. Na aldeia, este facto ainda tem uma importância mais relevante, na medida em que, pela parte que me toca, cada vez que lá vou gosto de passear pelas pequenas ruelas e ver todos os cantinhos e cruzar-me com as pessoas. Falar e conviver com os afáveis habitantes, que já não abundam por aquelas regiões, esquecidas no meio dos montes. Os Cunqueiros fazem parte das minhas férias mas prefiro a aldeia com Sol brilhante e sorridente. Assim parece que o tempo não rende e que os dias não fluem com a serenidade habitual. Chegar à porta e ver a chuva é quase como que fechar-nos numa gaiola. E perder toda uma imensidão de delícias de que não podemos usufruir. Os grelhados e o forno a lenha foram muito menos usados que o habitual mas ainda foi possível provar uns pãezinhos com chouriço, enquanto a chuva teimava em ensopar os campos e os jardins, com tanta água, que mais os fazia parecer pântanos. Acender o forno é uma tarefa que a minha mãe faz com todo o prazer que se lhe conhece. Sorridente, lá vai ela colocar os ramos e as pinhas para criar um ambiente propício à cozedura do pão. Desta vez as socas e o guarda-chuva acompanhavam as manobras de chegar até lá. Maso contentamento que demonstrava era igual. E a recompensa de saborear o pão cozido a lenha é suficiente para fazer esquecer todas as peripécias provocadas por umas mini-férias molhadas.

Pães com chouriço em forno de lenha 


Ingredientes:

800 gramas de farinha de trigo
1/2 chávena de azeite
20 gramas de fermento de pão
Água morna
Sal
Chouriço a gosto

Numa tigela, colocar o fermento esfarelado e um pouco de água morna. Aguardar cerca de 30 minutos até o fermento crescer um pouco. Numa taça, deitar a farinha, o sal o azeite e o fermento. Acrescentar água morna e envolver. Acrescentar a água suficiente até a massa ficar na consistência desejada. Amassar bem com as mãoes e formar uma bola. Deixar levedar até dobrar o volume. Fazer rodelas de massa, rechear com pedaços de chouriço e fechar em forma de pães. Fazer uns golpes com uma faca e levar ao forno até estarem cozidos e douradinhos.


Deliciosos para um lanche que, sem chuva, poderia ter ocorrido no jardim. Assim, tivemos que nos contentar em nos reunirmos à volta da mesa da sala.


Aqui estão eles antes de irem para o forno.


Ontem, depois da viagem atribulada de regresso a casa, com chuva e alguns acidentes de percurso, deparei-me com a primeira orquídea aberta. E que linda, não acham?


Beijinhos e boa semana!




___

6 comentários:

  1. esses pães estão uma tentação, nada melhor para um dia de chuva com um pão desses bem reconfortante!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Esses pãezinhos estão qualquer coisa de deliciosos.
    Realmente a chuva estragou a Pascoa.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Mas que apetitosos ficaram!
    Uma tentação.

    ResponderEliminar
  4. Mas que bom aspecto, já comia um pão com chouriço. E a tua orquídea tá linda, também ofereci uma há minha mãe e há minha sogra. beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Lindos e com chouriço eu ia adorar.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Delicioso y lindo me encanta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.