segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Férias! Férias! Férias! E um crumble de cor preta ou de como as amoras nos pintam a língua

Num mundo de cores, o preto é, muitas vezes, preterido pela sua obscuridade mas foi ele que deu o aspecto magnífico a este crumble, que resultou numa excelente sobremesa. As amoras silvestres dão o seu sabor ao bolo crocante e desfazem-se agradavelmente na boca, pintando-nos a língua de um tom quase quase negro, entre cada colherada. A cor e o sabor unem-se para testar os nossos sentidos e enaltecer o que o campo tem de melhor para nos oferecer. Uma verdadeira delícia para saborear com gelado de uma cor qualquer, num dia de férias. Sim... porque as nossas começam hoje J

Blackberry crumble


Fiz assim:
Untei dois ramequins com manteiga e dividi as amoras pelo fundo de cada um deles e polvilhei com um pouco de açúcar. Numa tigela Juntei três colheres (sopa) de farinha de trigo com uma colher (sopa) de açúcar. Acrescentei 30 gramas de manteiga sem sal, fria e cortada em cubinhos. Envolvi com as pontas dos dedos para obter uma farofa e deitei esta mistura por cima das amoras. Levei ao forno quente até estar douradinho. Retirei e deixei arrefecer. Servi com bolas de gelado.


Ficou delicioso, e o toque ácido das amoras reveleu-se uma combinação excelente com o bolo crocante.


Deixo também umas imagens do meu girassol anão, oferecido pela minha mãe e que está lindo, lindo J


E desejo a todos uma excelente semana... e boas férias se for o vosso caso.


Um beijinho e até ao meu regresso J




___

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Na senda dos pinchos

Mais uma aventura pelo mundo delicioso dos pinchos, desta vez com queijo derretido e presunto, com um resultado francamente positivo.

Pinchos serranos


Fiz assim:
Cortei algumas fatias de uma baguete e barrei-as com um molho de tomate e manjericão, que tinha no frigorífico. Juntei uma fatia de queijo curado a cada pedaço de pão e levei ao forno quente só para o queijo derreter. Por cima do queijo, coloquei uma fatia de presunto serrano e servi.


Para servir como entrada ou numa mesa de lanche, é sempre uma opção muito saborosa. Ficam deliciosos a acompanhar um sumo natural, que tanto apetece nesta altura do ano, em que a abundâcia de fruta é proporcional ao calor.





___

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mais uma salada para superar o calor

Na minha mesa, o atum e o feijão frade sempre combinaram muito bem. Frescos e temperadinhos com azeite e vinagre, fazem frente a qualquer dia de calor intenso que nos assole.

Salada de atum com feijão frade


Fiz assim:

Numa saladeira, juntei duas latas de atum (escorri primeiro o óleo) com 1 lata de feijão frade cozido. Acrestei alguns tomates cherry, uma cebola cortada em meias luas e dois ovos cozidos. Envolvi bem e temperei com azeite e vinagre balsâmico. Levei ao frigorífico até ao momento de servir para ficar bem fresco.


Fica realmente muito boa.


Desejo-vos uma excelente semana.



___

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pedaços de frango e um molho delicioso

O frango nunca falta no meu congelador. É tão versátil, que pode ser sempre uma ajuda em qualquer momento. O frango prepara-se com alguma rapidez. Hoje em dia, nos talhos, vendem-se já partidos e, também, podemos escolher os pedaços que mais nos agradam em maior quantidade, em vez de comprarmos um frango inteiro. Desta vez tinha umas coxas de frango e preparei-as com um molho delicioso de tomate. Acompanhado por linguini cozido ficou delicioso. E bom, sobrou um bocadinho do molho J

Frango estufado em molho de tomate


Ingredientes (para duas pessoas):

4 coxas de frango do campo, sem pele
100 gramas de bacon, cortado em tirinhas
1 cebola
1 decilitro de azeite
1 ramo de alecrim
4 folhas de manjeiricão
1 cebola
1 dente de alho
1 lata de tomate em pedaços
1 decilitro de vinho
1/2 caldo de galinha
Sal e pimenta

Fiz assim:
Levei um tacho ao lume com o azeite a cebola às rodelas e o alho picado. Juntei o frango e o bacon e deixei fritar um pouco, virando o frango para alourar de ambos os lados. Acrescentei, depois, o vinho, o tomate, o caldo de galinha, o alecrim e o manjericão. Temperei com sal e pimenta e tapei o tacho. Deixei cozinhar durante cerca de meia hora até o frango estar tenrinho e o molho apurado. Servi com linguini


Fui buscar ao livro de receitas da mamã. Uma delícia, este frango.


Bom fim-de-semana




___

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Espetadinhas de queijo, tomate e fruta

Uma sugestão deliciosa e fresca para uma entrada rápida e com sabor a Verão. Basta juntar bolinhas de queijo mozzarella, uns tomatinhos cereja e uma bolinhas de fruta. Depois temperei com azeite, vinagre balsâmico, sal e orégãos. Levei ao frigorífico até à hora de servir.


E bom apetite...





___

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Para uma mesa de lanche

Numa mesa preparada para um pequeno lanche em família, os salgadinhos têm sempre presença obrigatória. Para não dar muito trabalho, optei por fazer uns mini croissants de queijo e mortadela. Fáceis e deliciosos, como convém. Podem também servir para levar na cesta, para um pic-nic campestre J
Ficaram muito bons e são tão rápidos de fazer que resultam sempre numa excelente opção.

Mini croissants mistos


Fiz assim:
Usei massa quebrada de compra. Dividi cada rodela de massa em 16 partes e recheei com o queijo e a mortadela. Enrolei a massa, formando pequenos croissants. Pincelei com ovo batido e levei ao forno quente, num tabuleiro, durante 10 minutos ou até estarem douradinhos.


Quentes ou frios, são óptimos para deliciarem pequenos e graúdos!





___

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Carne enrolada em fatias de beringela

Os canelones continuam a ser dos meus pratos favoritos. De carne, de peixe, de legumes, todos me sabem muito bem, mesmo nestes dias de calor. A ideia de substituir a massa por beringelas surgiu depois de mais uma visita dominical ao mercado, mesmo aqui ao pé de casa. Passar por lá para escolher legumes coloridos e deliciosos, tornou-se já um hábito que gostamos muito de cumprir. Chegar a casa com os sacos cheios de produtos hortícolas para nos encherem a despensa e o frigorífico até ao Domingo seguinte é uma tarefa tão agradável como o próprio processo de os cozinhar cá em casa. Desta vez as beringelas também vieram no saco com os outros legumes e ervas aromáticas. E o resultado final foi além das espectativas. As beringelas dão uma consistência especial ao molho de tomate e, por isso, ficaram uns canelones deliciosos, para satisfazer a nossa gula, mesmo num destes dias quentes. Está calor mas basta deixar arrefecer um pouquinho e fazer o gosto à boca.

Canelones de carne com beringela


Ingredientes (para duas pessoas):

400 gramas de carne de novilho, picada
1 beringela grande, cortada às fatias finas
1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
Molho de tomate, a gosto
Bechamel, a gosto
1 decilitro de vinho branco
Sal e pimenta
1 raminho de salsa
Queijo ralado

Fiz assim:
Levei uma frigideira ao lume com azeite e juntei a cebola e o alho picado. Acrescentei a carne, temperei com sal, pimenta e o vinho. Juntei o raminho de salsa e deixei cozinhar em lume brando. Adicionei o molho de tomate e deixei apurar mais um pouco. Dispus pequenas quantidades de carne em cada uma das fatias de beringela e enrolei-as. Coloquei cada rolinho numa assadeira, lado a lado. Cobri com molho bechamel e queijo ralado. Levei ao forno (220º) durante cerca de 30 minutos. Retirei do forno e servi, depois de arrefecer um pouco.


Ter um mercadinho perto de casa é uma riqueza imensa. E a alegria que dá poder passar por lá não tem preço. A simpatia brilha nos olhos dos vendedores que nos acolhem com um sorriso contagiante e nos oferecem o que têm de melhor. Uma troca de experiências que me cativa mais a cada dia que passa.


Uma boa semana para todos!




Todos os dias acontecem pequenos milagres. E grandes também. Só que não vêm embrulhados em papel de fantasia e, por isso, nem sempre nos apercebemos deles.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quando sobram alimentos no frigorífico

Tinha uma embalagem de salmão no frigorífico quase a passar do prazo. Decidi aproveitá-lo para uma entrada fresca e deliciosa: uns pinchos. Ficaram óptimos e souberam a refeição principal, num dia quente de Agosto, a cheirar a férias J

Pinchos de salmão e queijo cheddar


Cortei uma baguete em fatias e barrei com um pouco de molho de tomate com manjericão. Por cima coloquei uma fatia de salmão e outra de queijo cheddar. Espetei um tomate cereja num palito e espetei-o na fatia de pão. Levei ao frigorífico e servi depois de fresco.


Para acompanhar com uma conversa entre amigos.




___