segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um risotto e a minha visita ao Porto e Douro Wine Show

Farinheira é um enchido que me delicia mas nem sempre assim foi. Em pequena detestava farinheiras, até o cheiro me agoniava mas, como é normal, os gostos mudam com o crescimento e, por isso, hoje em dia as farinheiras já entram na minha cozinha. Vêm  da terrinha, muitas vezes trazidas pelos papás e são uma delícia, principalmente nos dias frios em que se precisa de uma refeição reconfortante. Tal como este risotto que estava mesmo mesmo muito bom.

Risotto de farinheira e cogumelos


Ingredientes:

1 chávena de arroz para risotto
1 litro de caldo de carne
1 farinheira
5 cogumelos frescos, laminados
1 cebola pequena, cortada em meias-luas
1 fio de azeite
1  cálice de vinho branco
Pimenta
Salsa picada
1 colher (sopa) de parmesão ralado

Fiz assim:
Numa panela, levei o caldo de carne ao lume, até ferver. Entretanto, num tacho largo, deitei o azeite e levei a fritar, ligeiramente. Acrescentei o arroz e mexi bem com a colher-de-pau. Acrescentei o vinho e continuei a mexer, até evaporar. Juntei, então uma concha do caldo a ferver e a farinheira e mexendo sempre até evaporar, fui acrescentando mais caldo. A meio da cozedura do arroz juntei os cogumelos e continuei o mesmo processo. No final, com os grãos do risotto já tenrinhos, juntei a salsa, a pimenta e envolvi bem. Desliguei o lume e adicionei o queijo ralado. Envolvi, novamente e servi.


E, no Sábado passado, fui ao Convento do Beato, espreitar o Porto e Douro Wine Show, como uma das vencedoras de um desafio promovido pela organização do evento, em parceria com o blogue Cinco Quartos de Laranja, que muito aprecio.


Além das degustações de vinho desta região do país havia também azeites, doces típicos e queijos para provar.


Mas o que mais me aliciou o apetite para ir, foi, sem dúvida, a ideia de ver os showcookings que estavam programados. O chef  Duarte Mathias, do restaurante Aura, preparou umas deliciosas bochechas de porco preto em vinho tinto com migas de espargos selvagens e eu estive lá, com o Rui, a assistir.


No final, tivemos a oportunidade de provar tudo e, devo dizer que estava uma delícia.


Obrigada pela oferta tão simpática que resultou num fim de tarde muito agradável e pela experiência deliciosa de visitar o lindíssimo Convento do Beato, que ainda não conhecia.

Uma boa semana.




___

5 comentários:

  1. adoro os ingredientes desse risotto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiz hoje pela primeira vez ,ficou um pouco mais seco que o teu mas hei-de chegar lá.
    O teu ficou uma delicia.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhoso risotto, mesmo cremoso e apetitoso!

    ResponderEliminar
  4. Estou-me a babar para esse risotto!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Regina,

    realmente as farinheiras são tão boas!


    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.