terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O aroma do Natal

O espírito de Natal já chegou cá a casa. Já tenho a árvore enfeitada e cheia de luz, com o presépio ao lado. Os motivos natalícios espalhados pelo resto da casa, também não deixam esquecer que o dia está a chegar. Mas ainda faltava o cheirinho característico a bolinhos a sair do forno, para saborear com chá quente. O aroma da canela espalhou-se pela cozinha, ontem ao final do dia. E, finalmente, deliciámo-nos com um bolo a saber a nozes e a mel. Uma maravilha.

Bolo nozes e mel
(ligeiramente adaptado daqui)


Ingredientes:

3 ovos
100 gramas de mel
60 gramas de azeite
100 gramas de nozes, picadas grosseiramente
140 gramas de farinha com fermento
2 colheres (sopa) de canela

Fiz assim:
Forrei uma forma redonda de 18 cm. com papel vegetal e barrei com margarina. Liguei o forno a 200º. Numa taça, juntei as nozes com a farinha e envolvi bem. Reservei. Coloquei os ovos no copo da bimby e bati 3 minutos, à velocidade 4, temperatura 37º e depois mais 3 minutos, na mesma velocidade mas sem temperatura. Acrescentei o mel, o azeite e a canela e envolvi 20 segundos na velocidade 3. Juntei a mistura de farinha e noz e marquei mais 20 segundos, à mesma volocidade. Deitei o preprarado na forma e levei ao forno, cerca de 30 minutos. Retirei e desenformei sobre uma rede, para arrefecer.


É pena que as fotografias não consigam transmitir o delicioso aroma deste bolo. Porque, também são os cheiros característicos que nos fazem lembrar que estamos quase no Natal.


Uma excelente semana para todos.






Fonte: Luísa Alexandra Blog

2 comentários:

  1. Pois o espirito de natal pelo segundo ano não chega cá a casa ,e mais uma vez a árvore de natal fica arrumada.
    Adoro bolo de nozes e mel faz-.me lembrar a minha infancia em que a minha fazia muito esses bolos.
    O teu ficou uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.