sábado, 19 de março de 2011

Dois em um

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
(Ricardo Reis)



Bolo de chocolate vestido de festa

É de pessoas importantes que a nossa vida se preenche. E a grandeza que atribuímos a cada um depende, também, da relação que nos liga a essa pessoa. E as pessoas que nos são mais queridas merecem ser mimadas em ocasiões especiais. E foi um dois em um. Hoje fiz um bolo e, como era um bolo especial, vesti-o para a ocasião celebrativa. O resultado não defraudou ninguém. Estava deliciosamente tentador. Um verdadeiro pecado! E bolo que é pecado, é bolo de chocolate!



Foi mais uma delícia retirada da teleculinária de Março e já estava escolhido desde o dia em que a comprei, à espera da chegada deste momento. Porque para dias grandes, há sempre gestos especiais, mimos que vale a pena partilhar. Fiz poucas alterações em relação à receita original e deixo-vos a minha versão. Deliciem-se!

Ingredientes:
250 gramas de farinha com fermento
200 gramas de açúcar
150 gramas de chocolate em barra
100 gramas de manteiga
5 ovos
1 dl de óleo
manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma

Recheio:
2 dl de natas
açúcar em pó

Cobertura:
200 gramas de chocolate em barra
1 colher (sopa) de manteiga
um dl de natas
morangos

Derreti o chocolate com manteiga no microndas e depois juntei os restantes ingredientes, excepto a farinha. Bati muito bem com a batedeira eléctrica e depois juntei a farinha e envolvi tudo. Deitei o preparado na forma untada e polvilhada e levei ao forno aquecido a cerca de 180 graus. Deixei cozer durante uma hora. Retirei do forno e desenformei para um prato de servir. Deixei arrefecer. Preparei o chantilly para rechear o bolo, com pouco açúcar e levei ao frigorífico. Levei o chocolate a derreter com a manteiga e as natas. Abri o bolo ao meio e recheei com o chantilly. Cobri com o chocolate e utilizei morangos para enfeitar. Bom apetite!






Este bolo foi uma forma de celebrar os anos do meu Rui, ainda que já com algum atraso, e também para fazer um brinde ao meu Pai :-)



Fonte: Teleculinária Especial - Março 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

Miminhos de mãe

Com três letrinhas apenas
se escreve a palavra MÃE(...)


Foi este o meu bolo de anos. Foi preparado pela minha mãe. Beijinhos para ti, minha mãe! Obrigada pelo bolo, estava uma delícia.









nhami!!!



___

Tempo de celebrar

Parabéns a você
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida...

Bolinhos de chouriço



Este fim-de-semana estive nos Cunqueiros para celebrar o dia do meu aniversário. Como fiz anos na Sexta-feira, resolvemos festejar no Sábado (confesso que prefiro comer o pedacinho de bolo no próprio dia mas desta vez foi impossível!), com um pequeno lanchinho. Preparei uns bolinhos, tipo queques, de chouriço que vi na teleculinária especial deste mês e ficaram deliciosos de aspecto e de sabor. Ainda demoram a ficar prontos porque têm de levedar mas vale mesmo a pena esperar. Ficam fofinhos fofinhos! E fizeram brilharete no meio da mesa de lanche, ao lado do bolo. É para repetir, sem dúvida!

Ingredientes (deu para 12 queques):
300 gramas de farinha de trigo
1 chouriço de carne (usei painho)
3 ovos
2 dl. de leite morno
3 colheres (sopa) de azeite
20 gramas de fermento de padeiro
1 pitada de sal
margarina para untar e farinha para polvilhar as forminhas

Preparação:
Dissolvi o fermento no leite. Misturei a farinha com o sal, numa tigela e depois juntei o azeite, os ovos e a mistura de leite e bati durante alguns minutos, até a massa ficar lisa. Cobri com um pano e deixei junto do fogão para levedar (deve triplicar o volume).
Entretanto, retirei a pele ao painho e cortei-o em cubos pequeninos (cerca de meio centímetro de lado). Barrei e polvilhei as forminhas e ligeui o forno a 180 graus.
Com uma colher distribuí a massa pelas forminhas até meio e espalhei o chouriço em cima. Cobri com a restante massa, tendo cuidado de não encher demasiado. Levei ao forno por 20 minutos. Depois foi só desenformar e apreciar! Bom apetite.






Fonte: Teleculinária Especial - Março 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sabores derretidos

Entre sonhos e aromas
entre sabores e prazeres
descubro a verdadeira vocação do calor
para nos fazer derreter...


Tosta de queijo mozzarela


Num daqueles dias de preguiça em que as pantufas acompanham as nossas passadas, num Sábado daqueles em que a vontade de ir para a cozinha ao fim da tarde não é muita, impera aquela ideia maravilhosa do lanche a dar para o jantar, sinónimo de não se ter de fazer grande coisa :-)
A opção da tosta pareceu bastante boa e lá fomos nós, para a cozinha, com ar de quem vai mas só por um bocadinho. A receita é adaptada de uma que faziam num restaurante onde costumava almoçar e que, entretanto, já encerrou. E valeu a pena pôr mãos à obra! Ao abrir a porta do forno hummmmmm! O cheirinho não deixava dúvidas e melhor ainda foi poder saborear aquele queijinho a escorrer pelo pão, deliciosamente estaladiço. Um mimo!

Ingredientes:
2 fatias de pão alentejano
1 tomate maduro, rijo
2 queijos mozzarela frescos
azeite
orégãos
manjericão

Barrei cada uma das fatias de pão com azeite e polvilhei com orégãos e manjericão. Juntei o tomate e o queijo cortados em fatias finas e levei ao forno quente até o queijo derreter. Bom apetite.



___

terça-feira, 1 de março de 2011

Um toque diferente



A capacidade que temos para criar e fazer coisas diferentes é que torna a nossa vida mais colorida.

Frango com amêijoas

Esta receita foi retirada de uma daquelas teleculinárias mesmo mesmo antigas mas encontrei-a também aqui. Com pequenas alterações é um prato que faz parte do livro de receitas lá de casa e que, volta e meia, regressa à nossa mesa para fazer as delícias dos comensais. É fácil e rápida de fazer. Utilizo frango criado ao ar livre que tem a carne mais rijinha e, por isso, demora um pouco mais a cozinhar mas mesmo assim faz-se num instante. Foi o nosso almoço de Domingo e dentro da sua simplicidade, sabe bastante bem e é uma forma diferente de comer frango. Os sabor combinam muito bem e torna-se difícil sair da mesa sem molhar mais um bocadinho de pão naquele molho.

Ingredientes:
1 frango do campo
1 cebola grande
azeite
1 colher (de sopa) de farinha de trigo
1 dl de vinho branco
sal
polpa de tomate
água
300 gramas de amêijoas sem casca
salsa
1 pacote de natas

No talho, pedi que cortassem o frango em pedaços pequenos, por isso só tive de o lavar e tirar-lhe a pele. Temperei-o com sal e reservei. Entretanto, fiz um refogado com a cebola picada e o azeite. Deixei alourar ligeiramente e depois juntei o frango e a farinha. Mexi bem e tapei para alourar um pouco antes de juntar a polpa de tomate, vinho e um pouco de água. Ficou depois a cozinhar em lume brando durante cerca de 35 minutos. Entretanto puz as amêijoas em água com sal. Depois do frango cozido, juntei as amêijoas e deixei cozinhar por mais uns minutos e adicionei, depois, as natas. Mexi, deixei levantar fervura e tirei do fogo. Polvilhei com salsa picada e servi com batatas fritas e fatias de pão, também frito. Bom apetite.



___